Para inovar, empresas devem se organizar juridicamente
- Roberta Bortot

- 19 de out. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 3 de nov. de 2023
Na data em que se celebra o Dia Nacional da Inovação, vale reconhecer o papel fundamental do investimento em pesquisa e desenvolvimento (P&D) como diferencial estratégico das empresas, que almejam a perenidade e relevância num mercado em constantes mudanças e enormes desafios.
Além disso, o investimento em inovação é essencial para a melhoria de produtividade e eficiência operacional das empresas, criando vantagem competitiva que se traduzirá na valorização do negócio.
Contudo, investir em inovação requer recursos financeiros nem sempre disponíveis na realidade da maioria das empresas. E mesmo para as empresas com excelente saúde financeira, recursos próprios não necessariamente representam o capital mais barato disponível.

Para a captação de recursos de terceiros, seja pela atração de capital investidor ou por endividamento, é essencial que as empresas tenham especial atenção em transmitir segurança.
Em primeiro lugar, as empresas devem buscar ser transparentes e organizadas. Revelações completas e genuínas são imprescindíveis para permitir a avaliação de risco, demonstram boa-fé, mas devem sempre ser precedidas da assinatura de termos adequados de confidencialidade, preservados os segredos comerciais e os direitos de terceiros.
É preciso, ainda, ter uma estruturação jurídica bem definida, limpa e adequada ao tipo de negócio, com clareza a respeito da estrutura organizacional da empresa e das políticas de governança corporativa adotadas. Um sistema de governança corporativa bem estruturado é determinante para garantir a eficiência a e eficácia de uma empresa, ao mesmo tempo em que protege os interesses de todas as partes interessadas, imprimindo confiança.
Finalmente, a conformidade com as normas jurídicas e contábeis é indispensável para evitar contingências, e garantir a adequada gestão dos riscos do negócio, permitindo o seu desenvolvimento sustentável, aspecto imprescindível, seja para a obtenção de crédito em condições favoráveis ou para atração de potenciais investidores.
Texto originalmente publicado em Folha Vitória em 19/10/2023 às 08h50:
https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/10/2023/para-inovar-empresas-devem-se-organizar-juridicamente






Comentários